G.A. Röders, conhecido por suas peças fundidas sob pressão de alta qualidade, aplicou um plano de experimentos virtual para desenvolver um conceito inovador de canais para carcaças de engrenagens e otimizar o comportamento de fluxo e a eficiência do material. Como resultado, o júri do Concurso Internacional de Fundição de Alumínio (GDA) concedeu a esta nova metodologia, baseada em simulação, seu prêmio "Reconhecimento Especial" de 2014 pela sustentabilidade e eficiência energética.
Para a fundição alemã G.A. Röders, inovação e otimização fazem parte de sua rotina diária. "Cada redução no tempo de entrega é um argumento forte e ajuda a atender às crescentes necessidades dos clientes", diz Gerd Röders, CEO da empresa. "Os requisitos relativos à qualidade superficial, tratamento térmico de componentes estruturais de paredes finas e soldabilidade de peças fundidas sob pressão estão aumentando continuamente. O que conta é o tempo desde a colocação do pedido até a aprovação da amostra, incluindo todas as iterações de desenvolvimento - mantendo-se sempre em conformidade com a qualidade encomendada, é claro". Ao mesmo tempo, o trabalho deve ser eficiente, rápido e econômico para manter uma vantagem competitiva. Neste contexto, a simulação numérica é um fator decisivo. "A simulação permite melhorias já na fase de construção e nos poupa tempo nas iterações de desenvolvimento após a montagem do molde", afirma Gerd Röders.
Otimização é agora a norma para novas peças e matrizes na G.A. Röders. As peças e matrizes já em produção também são reavaliadas para otimização. Por ocasião de uma troca de matrizes, a carcaça de câmbio de alumínio foi selecionada para realização de uma melhoria do sistema de canais.
A intenção era maximizar o rendimento do fundido enquanto ainda satisfazia ou superava as especificações de qualidade do cliente. Modificou-se a geometria do canal de um perfil retangular para circular como abordagem técnica. Dada a mesma seção transversal, um perfil circular possui uma área de superfície menor, reduzindo as perdas térmicas enquanto preserva o desempenho de preenchimento - com menos massa total no sistema de fundição. Peter Kohlmeyer, especialista em desenvolvimento e chefe do departamento de acabamento mecânico da G.A. Röders, reflete: "No início de nosso trabalho, fizemos uma parametrização do sistema completo de fundição e desenvolvemos diferentes versões de canais com base nas variações destes parâmetros".
Especificamente, os projetos de canal e ataque foram muito retrabalhados. No total, mais de 40 variações foram criadas baseadas nesta parametrização e estudadas em um plano experimental virtual usando o MAGMASOFT® para identificar a melhor solução. A otimização do fluxo foi primordial e especificada através de funções objetivas dentro do software. O volume de canais assim como os resultados do MAGMASOFT® 'Air_Entrapment', 'AirContact' e 'Porosity' foram escolhidos como critérios de qualidade e seus valores minimizados no projeto final. Os meios convencionais para avaliar os numerosos resultados de enchimento e solidificação de matrizes não foram eficientes ou essencialmente impossíveis de executar, devido à grande quantidade de resultados. Portanto, a capacidade de comparar resultados diretamente dentro do MAGMASOFT® proporcionou uma ajuda decisiva. Os critérios de qualidade podem ser facilmente exibidos e rapidamente avaliados por meio de diagramas de influência. Desta forma, o melhor compromisso pode ser selecionado após a visualização das diferenças entre as propriedades selecionadas.
As melhores versões foram escolhidas para um maior refinamento em uma segunda rodada de otimização no MAGMASOFT ®. Finalmente, uma variante não convencional foi identificada como o melhor resultado, propondo um conceito de canal assimétrico para o molde de duas cavidades. Esta solução final foi realizada em um novo molde e utilizada na produção real.
A avaliação da qualidade da peça fundida, bem como a economia de material e energia, mostrou resultados positivos. As peças produzidas em massa confirmaram as previsões da simulação em relação à qualidade da peça fundida. Ao mesmo tempo, o peso do sistema de canais foi reduzido em 44%. Com base em uma produção anual de 85.000 peças fundidas, isto equivale a 13% menos metal fundido necessário, para uma economia anual de 24 toneladas de alumínio e uma diminuição de 1,5 toneladas nas perdas de material relacionadas à oxidação. O consumo de energia na fusão também foi significativamente reduzido: G.A. Röders economizará 33.000 kWh de gás a cada ano. No total, a otimização deste produto por si só representa uma economia anual de cerca de 15 toneladas de CO2.
Segundo Gerd Röders e Peter Kohlmeyer, a aplicação do MAGMASOFT® foi de grande importância para o resultado positivo deste estudo. "A avaliação bem sucedida dos resultados neste curto período de tempo só foi possível através de simulação. Este trabalho também ajudou G.A. Röders a expandir significativamente seu escopo de aplicação para o MAGMASOFT®", diz Gerd Röders. "Hoje, a MAGMA é parte integrante de nossa otimização. Além disso, a otimização automática do processo de fundição por meio de simulação está se tornando cada vez mais importante para reduzir fatores-chave como o tempo de desenvolvimento e o custo total de nossas peças fundidas sob pressão".
G.A. Röders já iniciou a otimização de 15 projetos adicionais. Gerd Röders finaliza: "MAGMA 5 Rel. 5.3 oferece novas funções para a configuração de processos robustos e otimização automática. Estamos ansiosos para implantar cada vez mais o MAGMASOFT® no planejamento de novos moldes, bem como revisões de moldes no futuro".
G.A. Röders de Soltau, Alemanha, foi fundada em 1814 e tem sido administrada pelo proprietário desde então. Junto com seus clientes, a empresa opera ao longo de toda a cadeia do processo, desde o projeto até a produção. Os 170 funcionários da Soltau são responsáveis pelo desenvolvimento e fundição em pequenas séries, enquanto a produção em massa é realizada pelos 120 funcionários da Mesit & Röders, na República Tcheca. Os dois locais produzem peças de alta qualidade feitas de zinco, alumínio e plástico. A pesquisa aplicada em cooperação com universidades e institutos gera novos conhecimentos. Uma ferramentaria interna própria permite respostas rápidas e tempos de processamento curtos. G.A. Röders é certificada de acordo com a ISO TS16949. Através da implementação rigorosa de padrões internacionais, a empresa se apresenta como parceira das indústrias automotiva, aeroespacial e médica, bem como das indústrias de tecnologia de medição e controle. A qualidade é primordial para a G.A. Röders - tanto para os produtos como para os funcionários.
* Texto e imagens cortesia de G.A. Röders, Alemanha