Da Metalurgia até as Propriedades Otimizadas do Fundido

A qualidade e a lucratividade das fundições de ferro são determinadas pela metalurgia da fusão, o design do modelo/placa, a produtividade do processo, as condições de reprodutibilidade da manufatura, as propriedades resultantes do material ferro fundido depois da fundição e o tratamento térmico, quando aplicável.

O MAGMASOFT®, com a última versão do MAGMASOFT® e seus módulos relacionados, são capazes de maneira autônoma estabelecer as condições de um processo robusto e soluções otimizadas de vazamento, solidificação e tratamento térmico de todas as ligas de ferro fundido. As ferramentas estatísticas integradas para configurar Projetos de Experimentos Virtuais e automaticamente avaliar os resultados, suportam o fundidor na determinação do projeto ótimo e das condições de processo em relação a:

  • Otimização do projeto de canais para melhoria da limpeza do fundido de ferro e a qualidade da superfície
  • Posicionamento e tamanho dos alimentadores/massalotes eliminando a contração e a porosidade, enquanto mantém níveis altos de rendimento
  • Composição química do fundido, tratamento do metal e inoculação ótimos para prevenção de fases críticas durante a solidificação e o resfriamento posterior do metal
  • Definição de condições de processo robusto para alcançar as propriedades mecânicas requeridas
  • Características de projeto de fundição, tais como risco minimizado de trincas a frio e atendimento das tolerâncias dimensionais
  • Conservação dos recursos do processo de tratamento térmico ajustado para atingir a microestrutura desejada e a propriedade mecânica requerida

 

 

A metodologia única e integrada do MAGMASOFT®, de experimentação virtual e otimização autônoma, permite que o MAGMASOFT® automaticamente execute várias combinações de projeto de fundição de ferro e seus parâmetros.
O MAGMASOFT® ajuda a identificar o conjunto de condições de processo que melhor atende os requisitos especificados. Isso é feito de forma rápida e ampla, combinando os diferentes objetivos e considerando todas as forças decisivas que determinam a qualidade de um fundido de ferro.

Isso torna o MAGMASOFT® fundamental para os projetistas da fundição, produtores de modelos e fundidores, para gerar projetos otimizados de componentes fundidos, implementar processos de produção confiáveis, minimizar os riscos de qualidade, configurar janelas de processo confiáveis e principalmente explorar todo o potencial do ferro fundidos.

Cast Iron Case Study

When less is more

Producing large ductile iron axle housings can be a challenging task. The part shown above was well into production when a shrinkage defect was noticed during machining. After several attempts to find a solution, the foundry contacted MAGMA to evaluate the part design.

Read Case Study

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação Política de Confidencialidade