A Watry Industries é cliente da MAGMA como usuária de software há mais de cinco anos e, em projetos, há ainda mais tempo.
Inicialmente, a Watry achou que o custo do software era um obstáculo. O gerente de vendas Wayne Bennin, que estava na Watry quando a empresa deixou de usar o MAGMASOFT® por projeto e passou a ser um usuário licenciado, diz: "O software era considerado caro e, antes da compra, era difícil para nós justificar a economia de custos de um problema que nunca ocorreu porque já tínhamos feito a mudança que evitou o problema." No entanto, a comparação do número médio de tentativas e erros realizados antes de usar o MAGMASOFT® com os realizados depois de trabalhar com o MAGMA em projetos eliminou rapidamente essa preocupação.
A equipe da Watry reconheceu imediatamente os benefícios do uso do MAGMASOFT®: não apenas o tempo foi economizado, mas valor foi agregado quando eles perceberam que poderiam analisar uma peça fundida e retornar ao cliente com as alterações no início do processo, evitando problemas posteriores. Eles ficaram impressionados com a maneira clara e concisa com que puderam comunicar os resultados da simulação aos clientes, beneficiando não apenas os engenheiros e o departamento de qualidade, mas também o departamento de compras e de vendas. Desde o início, Watry viu o software como uma ferramenta de negócios, não apenas uma ferramenta de engenharia. "A expectativa sempre esteve presente para que o efeito do MAGMASOFT® se espalhasse pela organização", explica o gerente geral Jason Dannenberg.
A Watry considera a simulação precisa de todo o processo de fundição uma grande vantagem ao comunicar aos clientes a necessidade de uma alteração de design. Os clientes consideram o software imparcial, mantendo as emoções afastadas e tomando decisões baseadas em fatos. Os clientes da Watry reconhecem a necessidade de executar a simulação e estão mais aptos a concordar com as mudanças de projeto quando são apresentados aos resultados da simulação.
"Ter o MAGMASOFT® abrange todas as disciplinas, seja na fabricação, na qualidade ou em vendas e marketing. Até mesmo o tempo gasto na ferramentaria. Agora, temos cada vez menos necessidade de retrabalho do molde antes que ele produza uma boa peça", diz Dannenberg.
Os departamentos de vendas e engenharia, bem como o de qualidade, perceberam os benefícios da redução dos prazos de entrega. Todos os departamentos são afetados positivamente pela redução do tempo desde o início do projeto até a conclusão da peça. Mike Kamin, Gerente de Engenharia, diz: "O lead time definitivamente diminuiu, gastamos mais tempo no início, mas não fazemos amostras três, quatro ou cinco vezes antes de obtermos uma peça de qualidade. É mais provável que façamos uma peça boa e de qualidade no primeiro dia em que ela estiver na máquina. Antigamente, estávamos muito longe de produzir uma peça de qualidade no primeiro dia, e era muito comum fazer mudanças de canais. Isso simplesmente não é mais comum. O software nos dá a oportunidade de analisar muitas coisas, desde o processamento e a fabricação de moldes até o design da peça. Ele nos ajuda a fazer um ajuste fino para chegar a essa 'boa qualidade de peça' muito mais rapidamente e com o mínimo de iterações."
A fundição retomou as peças que já produzia há anos e começou a analisá-las no MAGMASOFT® para torná-las melhores e mais atualizadas. O gerente de qualidade Gary Haas acrescenta: "Há muitas peças que já fabricamos há muito tempo. O que era de boa qualidade há 5 ou 10 anos não é mais aceitável, por isso usamos o MAGMASOFT® em muitos trabalhos retroativos, pois voltamos e analisamos uma peça para ver quais melhorias podemos fazer." Dannenberg acrescenta: "Vemos o MAGMASOFT® como uma ferramenta indispensável que os clientes da Watry passaram a esperar. Na verdade, antes de termos a licença, foram os clientes de alto nível que possuem o MAGMASOFT® que exigiram que ele fosse utilizado por nós.
Watry viu os benefícios de como a ferramenta ajuda a reduzir o custo geral de seu trabalho. O software muda a forma como a qualidade funciona em geral e, o mais importante, reduz o refugo. A equipe de vendas vê a simulação de processos como uma necessidade, não como uma opção. Ela separa a Watry Industries da concorrência. Ela reduz os custos em geral e, ao mesmo tempo, fortalece os laços com os clientes, já que a fundição é vista como uma empresa com visão de futuro e conhecimento tecnológico.
O gerente geral Jason Dannenberg conclui: "Ter o MAGMASOFT® ajuda a destacar as deficiências que as organizações experimentam no chão de fábrica. Se você diz que vai fazer algo para um cliente, você deve fazer. O MAGMASOFT® ajuda você a "crescer" como organização. Ele ajuda a identificar as características críticas que devem ser atendidas. O uso contínuo do MAGMASOFT® nos ensina mais sobre o processo de fabricação de moldes e fundição. Ele nos ajuda a entender quais parâmetros do processo afetarão significativamente o resultado da qualidade da peça."
A Watry Industries (Sheboygan, WI, EUA) cresceu de uma pequena instalação, iniciada em 1957 pelo Sr. Nic J. Watry, para uma das fundições de moldes permanentes mais automatizadas e de alta tecnologia do setor. Os processos oferecidos são: projeto CAD para moldes, acessórios e equipamentos especiais para operações secundárias, construção dessas ferramentas e equipamentos, fundição em moldes permanentes e semipermanentes, tratamento térmico, usinagem de precisão, revestimento em pó, tampografia e submontagem, todos realizados internamente pela Watry.