A SULZER utiliza o MAGMA5 para fabricar peças de aço avançadas destinadas á indústria do petróleo

O Brasil está se tornando um dos países mais importantes produtores de petróleo do mundo. Em 2006 foi descoberto o campo de petróleo Tupi, localizado na Bacia de Santos, a 250 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. O campo é considerado a maior descoberta de petróleo no Hemisfério Ocidental nos últimos 30 anos, com pelo menos 5,8 bilhões de barris de óleo recuperável. Encontra-se abaixo de 2.000 m de água e 5.000 m de sal (o campo é chamado de pré-sal), areia e rochas. Com esta descoberta (e a descoberta do campo de Júpiter, um enorme reservatório de gás natural e óleo leve) reservas e produção de petróleo do país aumentaram em 62%.

Sistemas de extinção de incêndios são equipamentos importantes de segurança em plataformas de petróleo em águas profundas. A bomba de fogo deve levar água do oceano e colocá-la a disposição em caso de um incêndio na plataforma. Esta tarefa é muito difícil devido às altas pressões, à exposição à corrosão pela água salgada, e aos riscos de operações gerais em alto mar.

Os sistemas de extinção de fogo são sistemas compostos por peças complexas fundidas em aço. As imagens da parte inferior mostram uma carcaça superior complexa de parede fina produzida na liga ASTM A890 3A.

A SULZER Brasil foi designada para desenvolver esses sistemas, incluindo peças complexas, para a PETROBRAS. Durante a fase de protótipo, uma dessas peças fundidas apresentou problemas de qualidade. O MAGMA  5 foi usado para identificar e eliminar com sucesso uma série de problemas.

Os espirros de metal fundido durante o enchimento causou turbulência e reoxidação, levando á defeitos superficiais. Usando os novos recursos do MAGMA  5 para simular inclusões de reoxidação durante o enchimento, a equipe de engenharia da SULZER identificou a origem desses problemas e desenvolveu um sistema de enchimento alternativo para reduzir os respingos durante o enchimento. Como resultado, o fundido foi produzido sem nenhum defeito observável​​. Os elevados padrões de qualidade exigidos pela Sulzer foram completamente atingidos.

A imagem da esquerda mostra que o projeto original de canal gerou turbulência e oxidação durante o enchimento. A imagem da direita mostra um enchimento suave, sem turbulência, evitando os defeitos de oxidação.

Um dos critérios econômicos utilizados para justificar a compra do software foi a de aumentar o rendimento metálico anual global para a média de 58%. Em 2007, pouco antes do MAGMA  5 ser instalado, o rendimento metálico médio da fundição atingiu cerca de 50,7%. Durante o primeiro ano de utilização do MAGMA  5, a média subiu para 55,5%.

Este primeiro período de sucesso, permitiu a SULZER iniciar a fabricação de peças mais complexas e tecnicamente avançadas, consequentemente houve a melhora dos seus resultados e faturamento. Mesmo com esse portfólio de produtos complexos, a Sulzer foi capaz de manter o alto nível de rendimento metálico nos últimos anos.

A SULZER chegou à conclusão de que, se houvessem iniciado a utilização do MAGMA  5 apenas um ano antes, em 2007, poderia ter reduzido a demanda de metal líquido para produzir 160t de 1.690,45t de peças brutas (supondo um rendimento 55,5%). Como alternativa, seria possível aumentar a produção em 88,8t de peças fundidas, melhorando diretamente seu volume de negócios e refletindo em um mês de produção.

Além disso, a SULZER poderia reduzir drasticamente o retrabalho devido à rechupes e defeitos superficiais. A outra área que a ferramenta de simulação ajudou tremendamente foi a de desenvolvimento de produtos. Foi especialmente importante para o dimensionamento de espessuras de parede e posterior análise da fundibilidade dos produtos, ampliando a capacidade tecnológica competitividade da SULZER. Atualmente um novo design é primeiramente produzido no mundo virtual, oferecendo a chance de realizar alterações nos primeiros estágios do desenvolvimento do produto e, desta forma aproveitar estas informações para redução de custos no processo de manufatura.

Enchimento turbulento resultando em inclusões (esquerda). Otimização do novo sistema de enchimento (direita).

A combinação do uso do MAGMA com a expertise em fundição da SULZER permitiu uma maior confiança para desenvolver e produzir peças fundidas com requisitios mais exigentes e prazos mais curtos.

Redução dos custos de qualidade após a introdução do MAGMA5

A Sulzer foi fundada como fundição em 1834 em Winterthur, na Suíça, fato que ainda se reflete na atual missão da empresa. Especializada em máquinas industriais e bombas para indústria petroleira é pioneira em tecnologias avançadas e empreendedorismo desde a sua fundação, a Sulzer, hoje, é uma empresa com mais de 13.000 funcionários em mais de 160 locais em todo o mundo. A fundição SULZER no Brasil, fundada em 1959 é altamente qualificada para a fundição de aços especiais e componentes de alta qualidade em aços duplex e super duplex. A fundição foi uma das primeiras fundições na América Latina a receber a certificação de qualidade ISA. Em 2007, a Sulzer decidiu instalar o MAGMA  5 após uma análise muito minuciosa, com diversas avaliações e provas concretas de que a ferramenta de engenharia realmente poderia ajudá-los a atingir seus objetivos ambiciosos.