MAGMASOFT® 6.1 – Avançando a fundição de baixa pressão e a sustentabilidade

A MAGMA, empresa alemã líder no desenvolvimento e fornecimento de software para a simulação e otimização de projetos e processos de fundição, apresenta o MAGMASOFT® 6.1, a versão mais recente de seu software de simulação de fundição. Com extensas revisões e novas funcionalidades, o software aprimora a simulação de processos de fundição de baixa pressão e expande os recursos para fundidores em molde permanente e usuários do MAGMA CC e MAGMA C+M. Pela primeira vez, o MAGMASOFT® inclui um módulo de processo dedicado para reofundição e Tixofundição. Além disso, uma nova perspectiva chamada “ECONOMICS” permite que os usuários avaliem quantitativamente os seus custos e emissões de CO₂ com base em dados já definidos de geometria, material e processo. Essas inovações proporcionam resultados rápidos e precisos, promovendo processos de fundição sustentáveis e economicamente otimizados. 

Download

 (c) MAGMA GmbH

Aplicações estendidas de fundição de baixa pressão

O MAGMASOFT® 6.1 apresenta avanços significativos na simulação de processos de fundição sob baixa pressão. Novas tecnologias de solver aumentam a precisão e a eficiência na modelagem de cenários complexos de fundição. Funcionalidades já comprovadas em aplicações de manufatura de machos, fundição sob alta pressão e molde permanente foram totalmente adaptadas para a fundição sob baixa pressão, garantindo resultados de simulação ainda mais confiáveis.

A geração de malha aprimorada com malhas compostas e True Adaptive Geometry (TAG) permite um mapeamento mais preciso das interfaces entre o material fundido e os materiais do molde e macho, garantindo a confiabilidade. Os novos resultados adicionais de 'Tracer' fornecem uma análise mais detalhada da temperatura, velocidade, pressão e "comprimento do fluxo", permitindo rastreamento mais preciso dos movimentos e fluxos da massa fundida. Isso permite a otimização direcionada de projetos e parâmetros de processo.

Um algoritmo otimizado para modelagem de tensão superficial aumenta a precisão na simulação de processos de enchimento complexos. Além disso, o resultado "Air" (Ar), adaptado dos módulos de molde permanente e fundição sob pressão, ajuda a identificar aprisionamentos de ar na fundição e a avaliar seu impacto na qualidade do fundido com precisão ainda maior.

A nova funcionalidade "Heat-up Phase" permite a simulação precisa do pré-aquecimento dos moldes, incorporando canais clássicos de controle de temperatura, resistências elétricas com controle de temperatura PI e controles de temperatura Variotherm. Isso resulta em cálculos de tempo de ciclo mais precisos e melhor controle do processo.

Para a fundição em contrapressão (CPC), o MAGMASOFT® 6.1 apresenta melhorias específicas que permitem a definição e a simulação de parâmetros de processo específicos, como contrapressão e diferença de pressão. Esses recursos permitem que os usuários avaliem melhor a influência dos parâmetros do processo na alimentação e nas propriedades mecânicas do fundido.

Com esses avanços, o MAGMASOFT® 6.1 oferece uma caixa de ferramentas abrangente para o projeto eficiente e preciso de processos de fundição sob baixa pressão.

Destaques no MAGMAlpdc & MAGMAwheel

Fig. 1: Pressure-Dependent Feeding - 'Porosity' (c) MAGMA GmbH

Fig. 1: Pressure-Dependent Feeding - 'Porosity'

MAGMA ECONOMICS: Foco em sustentabilidade e lucratividade

O MAGMA ECONOMICS é uma nova perspectiva do MAGMASOFT® que permite aos usuários avaliar quantitativamente o impacto econômico e ecológico das variáveis do processo. Utilizando dados já definidos de geometria, material e processo, juntamente com os resultados da simulação, o MAGMA ECONOMICS calcula e compara custos, consumo de energia e emissões de CO₂ em diferentes cenários, possibilitando a tomada de decisões informadas.

Modelos personalizáveis para materiais e processos comuns incorporam fatores específicos de custo e emissão. Isso permite uma análise detalhada do consumo de recursos e dos custos de fabricação em toda a cadeia de simulação do processo de fundição, desde a preparação do molde ou da ferramenta ao processo de vazamento até mesmo a possível usinagem do produto.

Com o MAGMA ECONOMICS, os usuários podem variar os parâmetros do processo individualmente e comparar cenários sem investir tempo adicional de simulação. Esse recurso facilita a tomada de decisões informadas que se alinham aos requisitos técnicos e aos objetivos de custo ou de recursos.

Por exemplo, uma fundição pode determinar qual projeto de sistema de fundição minimiza as emissões de CO₂ e, ao mesmo tempo, mantém a qualidade do produto. O MAGMA ECONOMICS automatiza o cálculo dos balanços de CO₂ e dos custos de produção, simplificando a otimização do desempenho ecológico e econômico.

Totalmente integrado à versão padrão do MAGMASOFT®, o MAGMA ECONOMICS não requer módulos ou licenças adicionais, oferecendo aos usuários uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de processos mais sustentáveis e econômicos.

Destaques no MAGMA ECONOMICS

Fig. 2: The new MAGMA ECONOMICS perspective supports users in quantitatively evaluating the economic and ecological impact of process variants. Customizable templates for common materials and processes contain specific cost and emission factors to precisely analyze resource consumption and production costs. (c) MAGMA GmbH

Fig. 2: The new MAGMA ECONOMICS perspective supports users in quantitatively evaluating the economic and ecological impact of process variants. Customizable templates for common materials and processes contain specific cost and emission factors to precisely analyze resource consumption and production costs.

MAGMA C+M: aumento da eficiência na fabricação de machos

O MAGMASOFT® 6.1 amplia a funcionalidade do MAGMA C+M (Core and Mold) para simular a produção de machos de forma ainda mais precisa e eficiente. Uma nova "calculadora de pressão" determina automaticamente a pressão aplicada aos bicos de sopro com base nos parâmetros da máquina, eliminando a necessidade de entrada manual. Isso proporciona uma base mais realista para otimizar os parâmetros de sopro e aprimora o mapeamento do sistema geral, que consiste na máquina, na caixa de machos e no processo. As curvas de pressão calculadas integram-se perfeitamente às simulações em 3D, permitindo resultados mais precisos e a identificação antecipada de possíveis defeitos no processo de fabricação dos machos.

A simulação de processos de gasagem usando ligantes inorgânicos também foi significativamente acelerada, reduzindo os tempos de cálculo em até 80%. Esse aprimoramento permite que os usuários testem maior número de variáveis em menos tempo. As ferramentas de visualização aprimoradas simplificam a análise de relações complexas e a derivação de medidas de otimização, aumentando, em última análise, a qualidade e a eficiência da produção.

Fig. 3: Automatic Calculation of Pressure Curve for Core Shooting (at Shoot Nozzle) (c) MAGMA GmbH

Fig. 3: Automatic Calculation of Pressure Curve for Core Shooting (at Shoot Nozzle)

Fig. 4: MAGMA C+M benefits from a revised “Core Sand” database (c) MAGMA GmbH

Fig. 4: MAGMA C+M benefits from a revised “Core Sand” database

MAGMA CC: Otimização no lingotamento contínuo

O MAGMA CC 6.1 apresenta inovações e aprimoramentos significativos para a simulação de processos de lingotamento contínuo. Um projeto flexível de velocidade de vazamento agora acomoda pausas, cursos de retorno e movimentos cíclicos dentro do processo de puxada e os simula. Esse ciclo "stop & go" pode ser mapeado em todo o processo de puxada, simplificando assim a análise de sequências complexas de processos.

Outro foco é a consideração detalhada das influências mecânicas. O MAGMA CC agora permite simular com precisão não apenas a influência do molde, mas também a influência dos rolos, especialmente no lingotamento contínuo de aço. Isso permite que os usuários analisem melhor como os erros de posição dos rolos ou outras influências mecânicas afetam a deformação do produto e, em última análise, a qualidade do produto.

Além disso, o modelo de turbulência do MAGMA CC foi ampliado para descrever o comportamento do fluxo com maior precisão, especialmente na área em solidificação (sump). Isso proporciona percepções mais profundas sobre a dinâmica de fluidos do processo de lingotamento contínuo, melhorando a precisão da simulação.

Fig. 5: MAGMA CC - Stop & Go (c) MAGMA GmbH

Fig. 5: MAGMA CC - Stop & Go

Fig. 6: MAGMA CC - Influence of Rolls for Displacement (Stress) - Improved rolls contact  (c) MAGMA GmbH

Fig. 6: MAGMA CC - Influence of Rolls for Displacement (Stress) - Improved rolls contact

Inovação em design leve: MAGMAsemisolid

O MAGMAsemisolid é um novo módulo de processo para o MAGMASOFT® que foi projetado especificamente para simular processos de manufatura semissólidos, como reofundição e tixofundição. Esses processos são particularmente adequados para aplicações de design de peso leve com ligas de alumínio e magnésio.

Um modelo de viscosidade especialmente desenvolvido replica de forma realista o comportamento do fluxo tixotrópico de suspensões metálicas semissólidas, levando em conta as dependências da taxa de cisalhamento, da temperatura e do tempo.

Isso permite simulações precisas e otimização abrangente dos parâmetros do processo para produzir componentes com maior qualidade e taxas de refugo reduzidas.

Análises detalhadas da distribuição do material e do comportamento da solidificação ajudam os usuários a desenvolver novos projetos e a refinar os processos existentes. O MAGMAsemisolid também oferece uma interface de usuário intuitiva que facilita o acesso a dados importantes da simulação. Os resultados podem ser claramente visualizados e exportados para análise posterior. Em combinação com outros módulos do MAGMASOFT® (por exemplo, o MAGMAstress), o MAGMAsemisolid oferece suporte à otimização contínua de todo o processo de fabricação.

Com o MAGMAsemisolid, o MAGMASOFT® 6.1 amplia sua funcionalidade com uma ferramenta poderosa para o processamento de semissólidos e ajuda os usuários a aproveitarem ao máximo essas tecnologias inovadoras de fabricação.

Destaques no MAGMAsemisolid

Fig. 7: Now integratet into MAGMASOFT®: a rheological model for semi-solid metal slurries with temperature and shear-rate dependent viscosity (thixotropic flow behavior). (c) MAGMA GmbH

Fig. 7: Now integratet into MAGMASOFT®: a rheological model for semi-solid metal slurries with temperature and shear-rate dependent viscosity (thixotropic flow behavior).

Melhorias e aprimoramentos adicionais

O MAGMASOFT® 6.1 apresenta uma ampla gama de recursos adicionais e aprimoramentos que tornam a simulação de fundição ainda mais eficiente e precisa.

A nova função "Virtual Gate" do MAGMAhpdc permite que os fundidores posicionem várias entradas diretamente na peça fundida e referenciem o sistema de canais a elas. Isso permite uma rápida avaliação inicial do processo de preenchimento da matriz sem definir explicitamente o sistema de canais, a bucha de injeção ou a curva de injeção.

Para os usuários do MAGMAstress que analisam a distorção do fundido, foi introduzido um novo modo de medição "Geometric Dimensions". Esse recurso simplifica o processo de avaliação ao permitir a medição direta de distâncias, planicidade e circularidade durante a avaliação de resultados, aumentando consideravelmente a precisão da avaliação e a facilidade de uso

A nova função "Volume Wrap" permite que os usuários agrupem vários volumes em uma casca geométrica, melhorando significativamente a exibição dos resultados e apoiando uma melhor análise e uma otimização mais eficaz dos parâmetros do processo.

Para simular processos de moldes permanentes, foi integrado um novo assistente de canais. Essa ferramenta detecta automaticamente os vazios na geometria do molde e gera canais de refrigeração, simplificando a integração dos canais de refrigeração e melhorando o controle geral da temperatura em todo o processo de fundição.

Um novo recurso de contagem de partículas, disponível em todos os módulos e produtos de processo, rastreia partículas Tracer selecionadas. Por exemplo, os usuários podem localizar inclusões indesejadas no fundido em um estágio inicial.

Os resultados podem ser visualizados ao longo do tempo e contribuem para uma garantia de qualidade mais eficaz.

O banco de dados ampliado de massalotes do MAGMASOFT® 6.1 inclui produtos atualizados no FOSECO Pro Module, contemplando luvas de massalotes Çukurova pela primeira vez. Essa adição oferece aos usuários acesso aos mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de massalotes, ampliando a gama de soluções de alimentação disponíveis durante as simulações.

O MAGMASOFT® 6.1 foi aprimorado com a funcionalidade de exportação automática de projetos, reduzindo significativamente o esforço manual e tornando os dados críticos mais acessíveis para o MAGMAinteract®, o aplicativo autônomo e gratuito para visualizar os resultados da simulação do MAGMASOFT®.

Com essas inovações abrangentes, o MAGMASOFT® 6.1 reafirma o compromisso da MAGMA com a excelência em fundição, capacitando os usuários a obter processos de fabricação mais eficientes, precisos e sustentáveis.

Destaques no MAGMASOFT® 6.1

Fig. 8: MAGMAlpdc users benefit from numerous innovations and improvements such as new, additional 'Tracer' results that make it possible to track melt movements and flows more precisely and to optimize design and process parameters in a more targeted manner. (c) MAGMA GmbH

Fig. 8: MAGMAlpdc users benefit from numerous innovations and improvements such as new, additional 'Tracer' results that make it possible to track melt movements and flows more precisely and to optimize design and process parameters in a more targeted manner.

Fig. 9: MAGMASOFT® 6.1 has been expanded to include the counter-pressure casting (CPC) process. This enables a specific definition and simulation of process parameters such as counter-pressure and pressure difference. (c) MAGMA GmbH

Fig. 9: MAGMASOFT® 6.1 has been expanded to include the counter-pressure casting (CPC) process. This enables a specific definition and simulation of process parameters such as counter-pressure and pressure difference.

Fig. 10: With the new 'Virtual Gate' function, die casters using MAGMAhpdc can position multiple inlets on the casting and reference the gating system directly to them. (c) MAGMA GmbH

Fig. 10: With the new 'Virtual Gate' function, die casters using MAGMAhpdc can position multiple inlets on the casting and reference the gating system directly to them.