Análise da Solidificação em Ferro Fundido

A análise da solidificação em projetos de ferro fundido com a utilização do MAGMASOFT® é realizada através de uma série de resultados.

Os resultados de Fração Líquida, Pontos Quentes e Rechupes sempre devem ser utilizados para uma visão completa do processo de solidificação. Estes resultados nos permitem compreender os principais fatores do perfil de solidificação, identificando o momento em que ocorre a separação das zonas de alimentação e o isolamento de massas líquidas no interior do fundido.

O MAGMASOFT® permite também identificar a origem de um rechupe, ou seja, se o mesmo é primário (proveniente da contração do metal durante a solidificação) ou secundário (devido à incapacidade da expansão grafítica autoalimentar regiões do produto). Com esta análise, é possível traçar estratégias adequadas solucionar ambos os casos.

Essa avaliação conta com o resultado progressivo de rechupes, que mostra não só o seu aparecimento, mas também os que são compensados pela formação de grafita.

Caso a fração líquida no instante de formação seja elevada, conclui-se que o rechupe é primário e, de forma análoga, se a fração líquida estiver baixa teremos um rechupe secundário.

Figura 1: Identificação da origem do rechupe (primário ou secundário) através dos resultados de Porosity e Fraction Liquid

Figura 1: Identificação da origem do rechupe (primário ou secundário) através dos resultados de Porosity e Fraction Liquid

A simulação com o MAGMASOFT® também nos permite prever a formação de casca sólida no topo de massalotes, o que compromete o seu funcionamento pois impede que a pressão atmosférica atue. Este estudo, também realizado pelo resultado de fração líquida permite ainda entender as regiões com maiores tendências de rechupe quando há formação de casca sólida.

Figura 2: Análise da tendência de formação de casca sólida em massalotes

Figura 2: Análise da tendência de formação de casca sólida em massalotes

A avaliação destes resultados de solidificação em projetos de ferro fundido foi feita pela MAGMA Engenharia do Brasil em um webinar que ocorreu no dia 21 de maio de 2020.

Se você ainda não está por dentro destas funcionalidades do MAGMASOFT®, ou está e quer se aprimorar, não perca a chance e assista os últimos webinars!

*Para acessar o link acima é necessário efetuar login na área de suporte do website.