Otimizando a velocidade de 2ª fase, comutação e parâmetros de bucha em projetos de injeção sob alta pressão com auxílio do MAGMASOFT®

Diversos compromissos precisam ser realizados no processo de injeção sob alta pressão. A grande quantidade de parâmetros de projeto e processo que devem ser definidos tem seus efeitos em diversos aspectos do produto acabado e, muitas vezes, a sua variação é benéfica para um determinado ponto e prejudicial para outro.

Alguns exemplos podem ser observados na curva de injeção, que é o que define como é feito o preenchimento da cavidade de um sistema injetado em processo HPDC e apresenta tradicionalmente 3 fases, conforme pode ser observado na figura 1.

Figura 1: Exemplo de curva de injeção definida por velocidade e posição do pistão.

Figura 1: Exemplo de curva de injeção definida por velocidade e posição do pistão.

Utilizando como exemplo a velocidade de segunda fase, dentre os vários aspectos do enchimento afetados por sua definição (correta ou incorreta), um dos principais é a temperatura de enchimento, razão pela qual é necessário ter uma V2ªfase suficientemente elevada de modo a evitar a formação de juntas frias e falhas de enchimento, conforme pode ser observado na figura 2.

 

Figura 2: Efeito da velocidade de segunda fase sobre a temperatura de enchimento.

Figura 2: Efeito da velocidade de segunda fase sobre a temperatura de enchimento.

Ao mesmo tempo, essa velocidade demasiado alta aumenta os defeitos de bolhas de ar no produto, sendo a simulação com o MAGMASOFT® uma ferramenta importante que permite achar o melhor compromisso entre esses e outros possíveis problemas, recorrentes na injeção em alta pressão.

Outro aspecto importante na etapa  de projeto, no qual compromissos precisam ser feitos, é a bucha de injeção, dado que sua geometria é algo que afeta tanto o enchimento quanto a solidificação durante o processo em HPDC. Um dos aspectos importantes da definição da bucha é evitar níveis de enchimento muito elevados, que favorecem o transbordamento da bucha durante a injeção, conforme pode ser observado na figura 3. Ao mesmo tempo níveis de enchimento muito baixos promovem maior troca térmica e resfriamento do metal líquido, diminuindo a janela de processo possível para obtenção de peças livres de defeito.

Figura 3: Transbordamento da bucha de injeção em condição de nível de enchimento muito elevado.

Figura 3: Transbordamento da bucha de injeção em condição de nível de enchimento muito elevado.

A partir da versão 5.4 do MAGMASOFT®, é possível realizar a simulação de preenchimento com a bucha de injeção, o que permite por sua vez avaliar de forma detalhada os processos de dosagem e injeção, confrontando os resultados obtidos com as orientações clássicos da literatura.

Fechando uma série de webinars a respeito de injeção em alta pressão iniciada em novembro de 2019, os webinars de definição da velocidade de 2ª fase e comutação e de análise de resultados na bucha foram apresentados pela MAGMA Engenharia do Brasil nos Webinars Definição da velocidade de segunda fase e da comutação em projetos de injeção sob alta pressão com auxílio do MAGMASOFT® e Análise de resultados e dimensionamento de bucha de injeção em processo de injeção sob alta pressão com auxílio do MAGMASOFT® que ocorreram nos dias 30 de julho e 06 de agosto de 2020.

*Para acessar os links acima é necessário efetuar login na área de suporte do website.