Como avaliar e reduzir inclusões de reoxidação com o MAGMASOFT®

Os defeitos de inclusão geram problemas de qualidade visual e impactam negativamente nas propriedades mecânicas de peças fundidas, reduzindo a sua tenacidade à fratura, resistência à fadiga e usinabilidade.

Para as peças de aço, dentre os diferentes tipos, as inclusões de reoxidação são as que ocorrem com maior frequência, podendo ser identificadas, avaliadas e reduzidas com o uso do MAGMASOFT®.

O módulo MAGMAsteel® permite a avalição direta da formação, posição e tamanho final das inclusões, contemplando resultados específicos para este tipo de análise: tracers de inclusão de reoxidação e fração em área/volume de inclusões de reoxidação superficiais.

Na figura 1, pode-se observar um comparativo do defeito negativo no produto, gerado pelo destacamento da inclusão da superfície do produto durante a usinagem, com o resultado da simulação.

Figura 1: Defeito de inclusões da peça da prática X resultado de fração em área de inclusões da simulação.

A partir da versão 5.5 do MAGMASOFT®, também é possível avaliar o efeito do uso de filtros na retenção das inclusões e redução da tendência de defeito no produto final, conforme pode ser observado na figura 2.

Figura 2: Efeito do uso de filtro sobre tendência de formação de inclusões no produto final.

Também é possível avaliar as inclusões de reoxidação com os resultados do MAGMAstandard® de forma indireta, para os clientes que não possuem com o módulo MAGMAsteel®. Na figura 3, observa-se o resultado de contato com o ar sendo utilizado para avaliar a presença de inclusões no jato de metal oriundo da panela durante a transferência para o interior do molde.

Figura 3: Comparativo de presença de inclusões no metal projetado para o interior do molde para diferentes tipos de panela.

Uma explicação detalhada destes tipos de defeito, assim como a forma de avaliar e reduzi-los com o uso da simulação foi apresentada pela MAGMA engenharia do Brasil em um webinar que ocorreu em 30 de setembro de 2021.

*Para acessar o link acima é necessário efetuar login na área de suporte do website.